Covid-19

Ubai Navegantes centralizará imunização de crianças em Pelotas

Instalações começam a ser preparadas para receber o público a partir do dia 19

A Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes, situada à rua Dona Darci Vargas, 212, é o ponto determinado pela prefeitura para centralizar a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 em Pelotas. A Unidade Básica de Saúde (UBS), situada ao lado, absorverá a demanda de usuários, unificada com a equipe da Ubai. O início da imunização do público infantil é esperado ainda para este mês.

De acordo com a secretária de Saúde, Roberta Paganini, as equipes da Ubai e UBS começarão, a curto prazo, a ser capacitadas para as mudanças. À Ubai, caberá exclusivamente a vacinação e, à UBS, que terá acrescida a equipe da Ubai, haverá inclusão de protocolo de atendimento e classificação de risco para direcionamento do paciente.

“Seguiremos orientação técnica do Estado e, enquanto não é repassada, estamos nos antecipando e nos preparando com base nas determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Uma das exigências é que o ponto de vacinação de crianças seja específico para essa finalidade. Não deve haver aplicação de outros imunizantes no mesmo local, nem os recomendados para o público infantil, nem para adultos, incluindo a vacina da Covid-19”, frisa a secretária.

A Ubai Navegantes foi o ponto escolhido por possuir estrutura adequada para a vacinação. “A intenção não é a de encerrar as atividades da Ubai, mas, sim, transferi-las, temporariamente, para a Unidade ao lado, cuja equipe estará capacitada para o acolhimento e direcionamento dos atendimentos”, pontua a secretária.

A Secretaria de Saúde pondera que a vacinação de crianças é, por si só, mais demorada do que a de adultos. A estrutura tem que ser acolhedora, adequada para os menores e familiares, com espaços lúdicos, ajustada ao bom atendimento. Para vacinar uma criança, muitas vezes, o profissional precisa exercer a técnica do convencimento. A Ubai Navegantes reúne as características necessárias para a prestação dos serviços a esse público.

-167708

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vacinação de crianças começa no dia 19 no RS Anterior

Vacinação de crianças começa no dia 19 no RS

Prefeitura inicia capacitação pelo projeto Mapa de Oportunidades Próximo

Prefeitura inicia capacitação pelo projeto Mapa de Oportunidades

Deixe seu comentário